Negros Eram Considerados Criminosos Somente por Ser Escravos.
[...] o negro, antes e acima de tudo nos momentos em que a escravidão vigorava, era sempre “escravo”, pois qualquer elemento de cor que transitasse na rua era capturado e até segunda averiguação ficava detido“por suspeita de ser escravo” (...) Por “suspeita de ser escravo”, não foram poucos os libertos que, ao vagarem pelas ruas, foram presos e reconduzidos ao cativeiro (Schwarcz, 1987: 155).A prova de ser legalmente livre consistia na carta de alforria, um pedaço de papel, mas mesmo este nem sempre era levado em consideração dada a tendência dos colonos brancos para acharem todos os indivíduos de origem africana eram escravos (Russel-Wood, 1995: 223).
Da escravidão às migrações raça e etnic
HTML Document
276.4 KB
Write a comment
Keller Apolinario Rosa da Silva (Tuesday, 14 January 2014 19:15)
A identificação do negro, mesmo o liberto, como escravo revela que a emancipação de qualquer pessoa da condição social requer-se que haja uma desconstrução e resinificação da condição na qual encontrava-se , isto é , que se dê um novo status ao estado de coisa antes tida. Isto é tarefa de todo libertário, não é de alguns/as iluminados/as entretanto, não conseguimos avanço nesta necessidade teórica por nos atermos às constatações, que mesmo sendo, por princípio, elucidativas, não são capazes de serem emancipatórias.A linguagem, no sentido humano, é a morada do ser. O ser humano através da linguagem constrói e molda o "mundo", sendo que assim as coisas, pessoas, sentimentos, experiências, descobertas ou quaisquer outras dimensões da existência, encontram na linguagem o seu fluir e o seu entorno.
Somos um povo, construído, no sentido da linguagem, pela visão de uma elite que considera-se superior, e por este pressuposto, a brasilidade é algo a ser exorcizado, aniquilado, perseguido ou subjugado, até que por fim, já não sejamos Brasil, mas sim Brazil.
Izanildo (Wednesday, 15 January 2014 10:34)
Muito boa sua análise meu amigo Keller, a língua é a principal ferramenta utilizada pelos colonizadores para impor sua cultura e modo de viver, e assim dominar o povo. O próprio Brasil passou a ser visto como Brazil, o estrangeirismo está muito presente em nosso país, cultura de povos está se perdendo, costume e modo de viver são cópias dos EUA . É necessário pensar o que queremos construir em nosso país.