Há muito tempo vem sendo discutido a implantação do Porto de águas profundas no Espírito Santo. Os portos de maneira geral causam um grande impacto ambiental na região onde se instalam.
Um dos impactos mais agressivo vai ser o crescimento desordenado, áreas de alagados passarão a ser ocupadas, não é preciso ter bola de cristal ou ser uma mãe Diná para adivinhar o que vai acontecer com Vila Velha. Um outra situação é a região retroárea, que o próprio prefeito Rodney já disse em uma entrevista: "FV – Por que é tão importante para o município conseguir a instalação desse porto?
RM - Esse projeto vai demandar retroárea e pode se consolidar como um novo pólo logístico do Estado. Isso tudo no entorno da regional 5, que compreende a área de Vale Encantado e região da Grande Terra Vermelha. Nos estamos já negociando outros empreendimentos naquela região, que incluem grandes condomínios e empresas na área de logística. Alguns investimentos já estão definidos. Outros ainda aguardam a confirmação de algumas condições. Com a consolidação de alguns investimentos que estamos aguardando do governo federal e estadual, teremos naquela região um novo pólo empresarial do Estado". (Folha Vitória - 11 de junho de 2013).
Já percebemos o real interesse em ocupar áreas ambientais, com certeza os alagamentos que acontecerão em dezembro de 2013 vão ser pequenos diante do que virá.
Embora, alerta de especialistas para as consequências do uso e ocupação do solo inadequado, o prefeito teima em defender esta loucura. Além disso, depois de ser escolhido o local do porto haverá um estudo do impacto ambiental que poderá levar até dois anos, logo após será dado a confirmação definitiva da escolha do local, então, podemos dizer que levará mais de 08 anos para construir um porto. Sabendo que temos o Porto da Praia Mole, que foi construído na época pela CST, para receber o maior navio do mundo que, ainda, estava para ser construído pelos Japoneses.
Portanto, se já temos um porto que pode receber de imediato navios de grande porte porque inventar de construir outro porto. Interesses econômicos estão em jogo, não há nenhuma preocupação ambiental e social desses grandes empresários.
Vila Velha tem potencial turítico muito forte, além é claro do Comércio, Empresas e uma ampla Rede de Ensino Superior, temos também as pequenas, médias e as micros empresas que geram muito emprego e renda, mesmo não tendo insenção, ou seja, nenhum privilégio como acontece para incentivar grandes empresas a se instalarem no município, elas vem, mas deixa pouco recurso em nossa cidade.
Leia mais sobre esta situação em: http://www.jornalpraiadacosta.com.br/Noticias-Meio-Ambiente/contraponto-o-porto-de-aguas-profundas-e-o-meio-ambiente.html
Write a comment