É muito perigoso fazer justiça com as próprias mãos, a violência praticada pode levar a um conflito social, nesses últimos dias aconteceram vários casos de linchamentos. Importante saber o porquê esse tipo de agressão parece ter respaldo popular.
A perda de confiança nos aparatos da segurança pública e na justiça é uma das causas principal. O Estado se mostra incapaz de combater e controlar o aumento da violência, a legislação passa a sensação de impunidade, e a polícia atua depois que ocorre o crime, e assim, grupos de "justiceiros" tentam assumir o papel do Estado.
Com um Estado ausente, esses grupos se fortalecem e levam a sensação que resolvem os problemas da violência, pois quer um punião imediata, eles mesmos prendem, julgam e setenciam, muitas vezes até de morte. Agem desse forma com a convicção de que está fazendo o certo, surgindo a banalidade da violência,
Luiz Fábio Silva Paiva, do Laboratóreio de Estudos da Violência (LEV/UFC), afirma que o linchamento ocorre em circunstâncias muito específicas. “A gravidade também pode estar associada ao fato de a vítima ser alguém que regularmente pratica crimes em uma determinada região, o que favorece alguma previsibilidade e articulação de pessoas motivadas a porem fim às atividades desse sujeito”, analisa.
Já o desejo de que a punição seja imediata pode ser explicada no desejo de liberdade das pessoas, num sistema capitalista o desejo é muito grande para obter coisas, uma sensação que não existe segurança para ir e vir, pois há falha no sistema de segurança pública.
A agressão por meio do linchamento afeta a vida social e comunitária em diversos aspectos, pois é um ato de violência contra uma pessoa que, na maioria das vezes são negros e pobres, que pode ou não ter cometido crime, é um sujeito de direitos. Contudo, a sociedade começa a questionar o direito daqueles que praticam crimes porque sentem que os seus direitos têm sido recorrentemente violados sem que nada seja feito a respeito.
A Pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, mostrou que 70,1% dos brasileiros não confiam no trabalho das polícias. O índice é 8,6 pontos percentuais maior do que o registrado em 2012.
Isso é muito preocupante, pois mostra que a polícia não está cumprindo com o seu dever, além disso, temos os sistema judiciário que também é falho, devido a isso, a população fica numa sensação de impunidade e o que o melhor a fazer é julgar e condenar e praticar a justiça com as próprias mãos, porém, jamais devemos apoiar essa atitude, demos sim cobrar das autoridades competentes soluções para a Segurança Pública, que o Estado faça a sua parte, investindo na Educação, Cultura, Lazer..., que as crianças, adolescentes e jovens sejam vistos como o futuro da nação e não sejam marginalizados.
Também a sociedade precisa colaborar para a redução do crime: não comprar produtos roubados e pirateados, não fortalecer o tráfico, pois a grande parte da violência está relacionado ao tráfico de drogas, existe tantas outras formas de combater a violência, temos que colaborar para construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Write a comment