A homofobia é um ato de hostilidade para com os homossexuais. Este termo foi utilizado pela primeira vez nos Estados Unidos, em 1971, um elemento forte é rejeição irracional, levando o indivíduo a odiar gays e lésbicas, assim acontece também com axenofobia, o racismo ou o antissemitismo, é uma manifestação arbitrária que caracteriza o outro como inferior, esse outro é excluído do universo "comum" dos humanos.
O homossexual, assim como o negro, é sempre o outro, e assim é relegado ao papel de marginal ou excêntrico, são tidos pela norma social como bizarro, estranho ou uma doença. A homofobia e o racismo são fenômenos complexos e variados.
Tanto a homofobia como o racismo podem ser apresentadas como piadas vulgares que redicularizam o indivíduo, não considerando como sujeito de direitos, também podem ser manifestadas de formas mais brutais e violentas, podendo chegar até mesmo à morte dessas pessoas, ainda tem a violência psicológica, pois são considerados culpados do pecado e sua condenação moral aparece como necessário para sua purificação, levando o indivíduo a uma profunda crise existencial, podendo levá-lo ao suicídio.
Há uma cultura em que sustenta a superioridade de um gênero sobre o outro, bem como a superiorididade da "raça branca", o primeiro sexismo e o segundo racismo, ainda existe a xenofobia - antipatia por estrangeiros. Essa cultura instaura um mecanismo intelectual e político de descriminação.
A agressão aos homossexuais e negros está presente nos insultos, nas piadas, nas representações caricaturais e na linguagem cotidiana, a homofobia e o racísmo aponta gays e negros como criaturas grotescas e desprezíveis, essas expressões não são simplesmente palavras lançadas ao vento, são agressões verbais que marcam a vida de uma pessoa, são traumas que ficam na memória e no corpo (pois a timidez, a insegurança, a vergonha são atitudes
corporais resultantes da hostilidade do mundo exterior).
Portanto, a educação na luta contra a homofobia e o racismo consistiria em conscientizar a população na promoçao de relações igualitárias e respeito a diversidade.
Write a comment