Aquecimento Global e Suas Consequências.
O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas que estão acontecendo no planeta. Nos EUA o frio bate record, chegando a sensação térmica de -50ºC, já na Austrália o ano de 2013 se provou o mais quente na história. Quase 9% das cidades e vilas da Austrália registraram temperaturas recordes entre 01 e 04 janeiro de 2014, segundo o relatório de avaliação do painel intergovernamental sobre mudanças climáticas da Organização das Nações Unidas, ONU, a temperatura aumentou 0,74 mais ou menos 0,18ºC. Pode parecer pouco, mas é suficiente para alterar o clima de uma região como o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer.
Com isso vários países se juntaram na elaboração do Protocolo de Kyoto. A origem do Protocolo de Kyoto se dá através de uma série de eventos que aconteceram anteriormente sobre o assunto como o ocorrido em Toronto – Conference on the Changing Atmosphere, no Canadá, em 1988 e a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas na ECO-92, no Rio de Janeiro. Constitui-se em um protocolo, um tratado internacional com compromissos para a redução de gases poluentes na atmosfera. Primeiramente, foi discutido no Japão em 1997, sendo aberto para assinatura de 11 países, mas apenas em 1999 ele foi ratificado. Porém, para entrar em vigor, era preciso que 55% dos países, que produzem 55% das emissões ratificassem, o que ocorreu apenas em 2005 quando a Rússia ratificou. Na época os Estados Unidos se recusam a ratificar o Protocolo de Kyoto. Segundo alegação do ex-presidente George W. Bush, os compromissos do protocolo iriam trazer consequências negativas para a economia norte-americana. Até o momento pouca coisa avançou, a economia sempre foi o tema central. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, chegou a muitos acordos. Um dos seus legados de sucesso foi ocompromisso assumido por prefeitos das maiores cidades do mundo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 12% até 2016, e em 1,3 bilhão de toneladas até 2030. Outro compromisso assumido durante a Rio+20 foi a criação do primeiro Banco de Investimentos Verdes (Green Investment Bank) do país e, muito provavelmente, do mundo, anunciada pelo Vice-Primeiro Ministro do Reino Unido, Nick Clegg. O Brasil também anunciou durante a Rio+20 que vai colocar 10 milhões de dólares na África e pequenas ilhas para processos de mitigação e adaptação desses países, independentemente da criação de um fundo internacional.
“Com esse gesto, queremos mostrar que achamos fundamental introduzir a questão dos fundos na pauta daqui para frente", declarou a Presidenta Dilma Rousseff. "É voluntário. O Brasil põe o que quer, cada um põe o que quer. É um sinal de que achamos que temos que caminhar nessa direção".
Fonte: http://aquecimentoglobalportal.wordpress.com/
http://www.oeco.org.br/geonoticias/27915-calor-e-frio-extremos-um-futuro-nada-animador
http://www.rio20.gov.br/sala_de_imprensa/noticias-nacionais1/governos-alguns-compromissos-assumidos-durante-a-rio-20.html